Marcadores principais

Resenha literária: Minha vida fora de série 2, de Paula Pimenta

22.10.13



Título: Minha Vida Fora de Série - 2ª Temporada.
Autora: Paula Pimenta.
Editora: Gutenberg.
Número de Páginas: 424.
Sinopse: Na 2ª temporada de "Minha vida fora de série", Priscila agora está com 16 anos e começa a lidar com questões mais sérias da adolescência: a proximidade do vestibular e, com ele, todos os receios desta fase; amizades que parecem sólidas e que de repente se perdem; o aprendizado de que um namoro tem de ser constantemente cuidado para não se desgastar. Ela também descobre que atos sem pensar, que parecem estar esquecidos no passado, podem marcar irreversivelmente o presente. Nossos queridos personagens - já conhecidos pela série "Fazendo meu filme" estão de volta, para não deixar ninguém com saudade. Não perca os próximos episódios da vida fora de série de Priscila. Você não vai conseguir desgrudar até terminar de ler.
Livro no: Orelha de Livro - Skoob.



Não é novidade para ninguém que Paula Pimenta é minha escritora favorita. Todos os seus livros são muito bons - pelo menos todos os que eu já li - e ela dá um jeito de superar sua ótima escrita a cada novo livro publicado. Desde que ela lançou MVFS 2, eu fiquei morrendo de vontade de ler, já que eu simplesmente havia amado a primeira temporada. Recentemente, ganhei esse livro dos meus pais (dia das crianças, pois é haha), li e vim aqui trazer resenha.

No livro, a Priscila está com 16 anos. Só que lá no início do livro mesmo, ela nos conta sobre os acontecimentos de sua viagem de 15 anos para a Disney, e esses mesmos acontecimentos tiveram um impacto ruim no relacionamento dela com o Rodrigo. Ela tinha muitas dúvidas, que acabaram por esfriar seu namoro, e quando ela encontra as respostas, acontecem mais e mais desastres por conta de pequenas atitudes do Rodrigo e dela mesma.

Minha vida fora de série 2 fala, resumidamente, de como os dois superaram essa crise. Prefiro não falar muito mais sobre a história em si para não soltar algum spoiler comprometedor sem querer. A maioria dos capítulos são narrados pela Priscila, mas o Rodrigo também narra alguns. Sinceramente, a Priscila estava muito... estranha. Tomou atitudes que eu não esperava dela. Não pareceu ser a mesma personagem de FMF 1, que tanto ajudou a Fani. E o Rodrigo, nesse livro, está bem diferente também. Ele e a Priscila cometeram muitos erros estúpidos, que me deixaram com vontade de entrar nas páginas do livro e dar uma bela lição de moral neles (ou bater neles, sei lá kk')!
“Eu te culpo pela sua frieza, você me culpa pela minha distância... Mas como chegamos a esse ponto?”
- Página 334, Priscila falando para Rodrigo.
Talvez eu não tenha gostado dessas mudanças comportamentais dos personagens porque, em MVFS 1, a Pri tinha minha idade, 13 anos, e consequentemente eu me identifiquei mais com ela. Achei um tremendo erro uma atitude que a Priscila tomou (melhor: deixou de tomar) e que, provavelmente, terá graves consequências no futuro.
Mas apesar desses pontos que eu considerei negativos, eu gostei muito da história, porque o livro terminou com um ótimo final - muuuuito fofo - e sei que essa fase ruim e mudança de personalidade que os protagonistas passaram será necessária para o 3º livro, e afirmo que estou ansiosa para seu lançamento.
“Porque eu tinha certeza de que era com aquele menino que estava ali nos meus braços que eu desejava passar o resto da vida. Meu coração era totalmente dele, há quase três anos e meio, e eu sabia que ele conhecia cada centímetro da minha pele e cada um dos meus defeitos, e mesmo assim me amava. Ele dizia isso o tempo todo, não só por eu gostar de escutar, mas porque ele queria que eu soubesse e não tivesse a menor dúvida disso.”
- Página 404, capítulo narrado pela Priscila.
Um dos pontos que eu mais gostei em MVFS 2 foi ele mostrar um pouco do começo da série FMF, aquele período em que o Leo estava tentando conquistar a Fani e que ela, cega, foi a última a perceber. Para quem já leu FMF 4 e ficou pensando como o Leo arranjou tantas namoradas insuportáveis, a resposta pode estar em MVFS 2, sobre como o Leo era antes de iniciar um relacionamento com a Fani. Eu realmente gostei muito dessa "mistura de histórias".

Resumindo, gostei bastante de MVFS 2, recomendo muito a leitura, mas ainda prefiro o 1º, e algumas atitudes dos protagonistas me decepcionaram. Agora, como diria a Priscila, só me resta aguardar pela próxima temporada e descobrir quais serão os encontros, desencontros e confusões que a Paulinha arrumará para esse casal tão fofo.



Meus quotes favoritos:
“Não deixe o tempo passar muito. Claro que você vai arrumar outros amores. Mas alguns são mais fortes do que outros. Alguns deixam lembranças que não se apagam com outros beijos.”
- Página 338, Arthur (irmão da Priscila) falando para Priscila.
“Imagino que as grandes guerras devem começar assim. Alguém faz alguma coisa. Outra pessoa vê e não gosta muito, mas não fala nada. Aí, a primeira, esperando uma reação da segunda que ficou quieta, faz de novo, mas de uma forma mais brusca, para chamar a atenção. Mas, então, a segunda já entende aquilo como uma afronta. E aí tem duas alternativas. Detonar uma bomba. Ou retroceder.”
- Página 286, capítulo narrado pelo Rodrigo.
“Sabe quando você está com tanta raiva de uma pessoa, que, se ela desaparecesse do mundo, a sensação é de que ele seria um lugar bem melhor de se viver? Mas e se essa pessoa for também aquela que você mais ama na vida?”
- Página 295, capítulo narrado pela Priscila.
“E então eu percebi que havíamos chegado ao final de uma temporada bem dramática. Mas nela eu havia aprendido uma lição valiosa: Alguns episódios tristes são necessários para darmos valor aos felizes. Afinal, são todos eles somados que nos fazem crescer... e que fazem a série da nossa vida valer a pena.”
- Página 409, capítulo narrado pela Priscila.
Classificação: 
Espero que tenha gostado da resenha. E você, já leu Minha vida fora de série 2?
♦ Beijo grande e até a próxima postagem ♦

16 comentários:

  1. Essa saga da Paula Pimenta é perfeita, já li todos os livros dela e não me arrependi, leio tudo de novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paula escreve suuuper bem, vivo relendo as melhores partes dos livros dela. ^^

      Excluir
  2. Resenha perfeita, Taís! *---* Você está caprichando cada vez mais, fala sério!
    Contrariando um pouco você, eu realmente me apaixonei por esse livro e até o tenho como meu favorito da série e da Paula, dos que já li; talvez por focar mais no romance deles e nos erros e acertos do casal, acho que conseguiu me prender - ainda - mais que o anterior, mas ambos são ótimos; só não acho que, no meu caso, possa ter a ver com a minha idade. Tenho 16, mas fala sério, sou romântica e sonhadora que nem a Pri de 13, totalmente me identifico nesse quesito, e eu bem quis dar umas sacudidas e gritos nela para ver se ela acordava nesse livro, mas tudo bem, rsrs. Mas diz uma coisa: foi ótimo ver o ponto de vista do Rô, hein? <3 Só suspiros aqui! Eu pirei quando soube que ele iria narrar também nessa segunda temporada, queria muito isso! Mas, ao contrário de você, talvez eu não esteja tão ansiosa assim para ler MVFS3, sabe... você deve me entender um pouco, devido aquele final de FMF4 e os prováveis acontecimentos que terão nesse terceiro livro da série da Pri... Estou bem receosa, e por isso mal posso esperar mesmo é para o MVFS4, rsrsrs. Apressada demais, eu sei, mas this is me u.u rs
    Beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muuuito obrigada Sâmmy! ^^
      Achei legal a Paula mostrar que, como um casal normal, eles erram, mas acho que não precisavam errar tanto =P. Só pelo que te conheço, acho também que você se parece mais com a Pri de 13 u.U
      A vontade de dar umas sacudidas na Pri foi realmente muito grande ashaushuas'
      Foi ótimo sim, com certeza! ♥ Até porque tinham partes em que, se lêssemos somente pela perspectiva da Pri, acabaríamos julgando o Rô, sendo que ele não merecia tal julgamento.
      Tô me preparando para o ~~momento tristeza~~ que terá em MVFS3, e te entendo sim, mas de qualquer forma, eu espero que eles estejam mais maduros.
      Ashuashaus' a pressa, ai ai Sâmmy... Mas é inevitável né?
      Beijos ♥

      Excluir
  3. Já li os dois e confesso: o dois é melhor, mais cheio de emoção, UHAHUSA Adorei a resenha, sua diva, as minhas nem chegam aos pés das suas -q Adorei², a Paula sempre arrasa! ♥

    Um grande beijo,

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei mais do 1º, mas de qualquer forma, eu concordo: o 2 é MUITO mais cheio de emoção, hehe! Muito obrigada ^^ A Paula é diva u.U
      Beijo grande ♥

      Excluir
  4. Já li, como você já deve saber. Eu gostei mais do 2. O primeiro achei a Pri muito iludida e tal... Só não gostei de ela não ter falado "aquilo" lá da Disney pro Rodrigo. Eu no caso falaria sim, e explicaria tudo. E o Rô? Fofo como sempre *-----* e o leo então? Meu deus, não parece o meu leo de FMF :c

    Beijos linda u.u

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei sim, e também achei a Pri iludida pra caramba no 1, mas ainda assim preferi ele pelas partes legais depois que ela se desilude u.U Isso que ela fez com o coitado do Rô foi o pior de tudo, com certeza :C Ele é muuuito fofo *----* Eu não notei diferença no Leo não, mas fiquei revoltada ao descobrir que aquele presente foi ideia do Rô =P
      Beijos diva ♥

      Excluir
  5. Sua chata! Só sabe me fazer vontade né? rúùn!!

    Claro que não né Taís... rs... Você sabe que eu te amo né? U.u hahaha
    Eu to doida pra ler esse livro... Parece ser perfeito...
    Beijinhooos
    www.carolsouza.com (desse blog, vai direto ao Confessions of Lara)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ashuashuas' Admito a culpa! u.U
      Sei sim né Lara, kkkkkk' Te adoro linda ♥
      É muuuuito bom mesmo, leia assim que conseguir ;)
      Beijinhooos ♥

      Excluir
  6. O livro parece ser realmente muito bom
    beijos adorei a resenha >.<

    - http://meninas-poderosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Já li tanto sobre MVFS, mas ainda não tive oportunidade de ler! :( E sua resenha me deu muito mais vontade agora! E os quost meu deus, perfeitos, ~mesmo eu estando por fora da história né u_u'~

    Ótima resenha! Ah, aceita afiliação? *U*
    .:Entretanto:.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :C Que chato... É uma ótima série! Tomara que você tenha a oportunidade de ler logo. Ashaushuas' os quotes são mesmo lindjos u.U
      Muito obrigada! Claro que sim ♥

      Excluir
  8. Nunca li nenhum livro da Paula. Talvez porque nunca tive realmente vontade de ler. Acho que deveria me arriscar, euheu. Esse livro parece ser bom, embora aconteçam essa "coisinhas" aí que você falou. :pp

    Compulsiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que você deveria arriscar Carol, mas talvez você não curta muito, porque os livros dela não fazem o gênero dos seus favoritos, mas se joga! Ashuahsuas' Esse livro é bom, mas essas "coisinhas" me irritaram profundamente =P

      Excluir