Marcadores principais

Pequenas Metamorfoses

3.5.14


Havia uma grande árvore no centro da cidade. Ela era forte, imponente, e estava ali á décadas. Era impossível passar por perto dessa árvore sem vê-la. Atenção: ver não é sinônimo de perceber. Tive a prova disso no dia em que ela foi cortada para dar lugar a uma lojinha qualquer.
- Você viu que cortaram a árvore? – Perguntei para certo alguém.
- Mas que árvore?
- Aquela grande árvore que tinha no centro...
- Ah... Não sou de reparar nessas coisas.
É sempre assim. As pessoas vêem, mas não reparam. Não percebem. Vivem como se fossem cavalos com viseiras. Sempre olhando para frente, nunca para os lados. Sempre andando no caminho que já conhecem. Nunca enxergando os detalhes.
Lembro-me também da vez em que eu libertei uma borboleta de uma teia de aranha, permitindo-a viver sua curta existência. Fiquei feliz por ter mudado a vidinha da borboleta, mas então alguém me perguntou:
- Por que fez isso?
- Para salvar a borboleta. – Respondi com uma cara de “isso não é obvio?”.
- Mas por que você se importa?
- Porque sim. - Falei, simplesmente.
Poucas frases são tão decepcionantes de serem ouvidas quanto um “porque sim”. Eu sei disso. Mas foi a única coisa que me sobrou para dizer quando percebi que aquele ser humano seria incapaz de entender a verdadeira resposta que estava na ponta da minha língua: Porque todos querem fazer grandes coisas, mudar o mundo. Mas eu sou mais realista: contribuo para o bem das pequenas metamorfoses que estão ao meu alcance. No fim, cada pequeno ato de mudança se une - é dessa forma que transformações grandiosas acontecem.

Um beijo, Taís K.

17 comentários:

  1. Como sempre digo, voc~e é uma ótima escritora parabens.
    Me avise quando ançar um livro, com certeza eu compraria um seu...
    Beijão

    -- http://amandayshikawa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Amanda! ♥ Nem sabe o quanto seus comentários são motivadores para mim :)
      Beijão!

      Excluir
  2. Que lindo, Taís! Realmente, muitas pessoas estão vivendo com espécies de viseiras, nunca reparando no que não está à sua frente; eu, admito, sou assim às vezes. Mas não é assim que devemos ser. E sobre as pequenas metamorfoses, acho que, para algumas pessoas, um 'porque sim' é a única resposta; elas costumam não estar abertas a respostas mais realistas, e acho que um simples 'porque sim' é suficiente para muitas, infelizmente. Mas eu bem que gostaria de acompanhar a situação e ver a reação do cidadão quando você desse a reposta que estava verdadeiramente na ponta de sua língua. Se ele não ignorasse (caso das pessoas que não estão abertas a novos horizontes), certamente te aplaudiria por tamanha reflexão ♥
    Beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Sâmmy! Quem não é assim ás vezes? Também sou. Mas o problema é ser SEMPRE assim e achar que está tudo bem em não perceber os detalhes.
      Tem razão! Algumas pessoas, como eu, fazem perguntas e esperam respostas que realmente sejam bem justificadas, e ouvir um "porque sim" é decepcionante demais. Só que tem gente que não tá nem aí e se contenta com essa resposta tão monossílaba e sem graça.
      Ha, mas essa pessoa com certeza ignoraria, infelizmente... =/
      Obrigada, novamente! ^^
      Beijos ♥

      Excluir
  3. Lindo texto Taís! Reparo que em cada novo texto, você vai melhorando a sua escrita!!

    Desculpe não ter comentado, meu computador queimou ://

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. "Poucas frases são tão decepcionantes de serem ouvidas quanto um “porque sim”. Eu sei disso"
    Texto maravilhoso,sei como isso dói as vezes palavras dois mais que atitudes,achei super fofo você ter salvado a borboleta,lembro quando eu era pequena que uma borboleta morreu e eu chorei até fiz um enterro :( mas depois de um tempo descobri que elas tinha vida curta.
    http://porqueestrelas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando alguém me responde com um "porque sim", quase consigo sentir um tapa na cara -ñ, mas que dá uma sensação terrível, dá.
      Muito obrigada! Pois é, as palavras, dependendo de como são usadas, machucam demais... Como não salvaria? São meu inseto favorito ♥ É triste viverem tão pouco... Muito fofo isso de você ter feito um enterro :)

      Excluir
  5. Menina, você deve ser escritora, sério! Amo seus textos!!!! <3 <3

    Concordo completamente com você... as pessoas querem fazer coisas grandiosas para mudar o mundo. Mas, basicamente nunca ninguém vai mudar o mundo de uma hora para outra (bem que gostaria que fosse assim... =/). E eu acredito que pequenas coisas realmente mudam o mundo, ou apenas ajudam essa grande mudança que nós todos queremos... Como a proteção aos animas, os preconceitos, que eu pleno SÉCULO XXI ainda existe ;s.

    Beijo, <3 continue assim! E invista nesse seu talento de escrever ;).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muuuuito obrigada, sua divaaa!!! <3 <3 <3 E eu amo suas fotos! u.U
      Também gostaria que fosse assim =/ Tudo seria tão mais fácil... Mas a verdade é uma só: somos tolos em querer mudanças gigantescas enquanto não damos conta das pequenas.
      Beijo! ^^ ♥

      Excluir
  6. Que lindo!!!Realmente,ninguém olha para os detalhes a sua volta,como se só olhar pra frente e pronto.
    Se importar com pequenas coisas é muito bom,um passarinho que caiu,a borbelata,são pequenas coisas que não ocuparia nem um terço de nosso tempo para fazer isso.Acho que se inportar com os animais e se importar com a vida deles e a sua.
    Esse texto foi maravilindo,já pensou em ser escritora?Minha querida,você vocação pra isso.Assim que lançar seu livro me avisa,com certeza iria pra minha coleção.
    Bjs
    diario-de-uma-adolencencia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Sim, e isso é errado demais da parte das pessoas...
      Exato! Se importar com as coisas simples é tão... simples. Não vejo porque tamanha dificuldade.
      Muito, muito obrigada! ♥
      Beijos =)

      Excluir
  7. infelizmente é verdade, mas é sempre bom contribuir para o bem, mesmo que não sejam nas 'grandes coisas' você é uma ótima escritora, adoraria ter seu blog como afiliado, aceita? eu sigo o blog okay? ;) esperando sua resposta Kisses
    Believe In You

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Aceito sim =)
      Beijos ♥

      Excluir
    2. :3 amor já coloquei seu blog em meus afiliados, porém não encontrei o meu nos seus... Bjos

      Excluir