Marcadores principais

Desafio de Escrita: A Poem A Day

1.6.14


Oi! A maioria das pessoas que acompanham o blog deve saber que um dos meus maiores sonhos é ser escritora. E, ontem a noite, conheci um desafio de escrita muito legal chamado A Poem A Day. Foi criado pela Vanessa, do blog Central da Leitura, e consiste em escrevermos um novo texto a cada dia do mês de Junho, sendo que cada dia tem o seu próprio tema de escrita.





"Apesar do desafio se chamar "Poem A Day", a ideia é que você escreva absolutamente o que quiser e no gênero que quiser. Vale poesia, conto, crônica ou até mesmo textos poéticos de formato livre. É realmente um projeto com a menor quantidade de regras possíveis, apenas com o objetivo de exercitar nossa criatividade, aperfeiçoar nossas técnicas de escrita e conhecer novas pessoas que compartilham da nossa paixão pela escrita. Não existe limite de linhas, vale textos enormes ou texto com duas linhas, um parágrafo. Depende do quanto você precisa pra cumprir o desafio dado naquele dia." - Central da Leitura.
Lá no blog da Vanessa existem explicações e dicas para cada tema, além das instruções de participação e outras coisitas mais, portanto, se quiser participar, clique aqui e saiba como.

Eu amei esse projeto porque eu estava sentido falta de uma motivação que me fizesse sentar todos os dias e pensar "agora eu preciso escrever". A minha rotina anda um pouco corrida, o que me faz deixar minhas ideias de lado algumas vezes. Vejo nesse desafio uma ótima oportunidade de me disciplinar melhor!

A princípio, não irei postar todos os textos aqui no blog (só os meus favoritos), mas irei compartilhá-los na fan page do A minha maneira de ser ou no grupo do A Poem A Day no facebook. O tema de hoje, primeiro de Junho, é Auto Retrato, e abaixo está o texto que eu escrevi:

A Poem A Day 1 - Tema: Auto Retrato
Bem aventurados são os criativos


Bem aventurados são os criativos, que mesmo vivendo em um mundo tão repleto de atividades, são capazes de criar! Capazes de desenvolver seu universo interior de sonhos e mostrá-lo as pessoas de alguma forma. Seja através de pinturas, músicas, palavras escritas... Fico com a terceira opção. Prazer em conhecê-lo, meu nome é Escritora! Sem livros publicados por enquanto, é verdade. Mas sou escritora de alma, escrevo com meu coração.

Aos que me conhecem superficialmente, sou quieta. E não nego: sou silenciosa por fora, e apenas por fora. Dê-me uma folha de papel, permita-me compartilhar as palavras presas dentro de mim e mudará de ideia rapidinho. Sou tímida com as pessoas, mas extrovertida com o papel. E jamais mudaria isso em mim! Geralmente, quem muito fala, pouca poesia faz.

Sou extremamente desatenta. As ideias que habitam meu interior, por vezes, me prendem dentro de mim, fazendo com que eu não consiga observar as cenas que acontecem ao meu redor, no "mudo real" - digo mundo real entre aspas porque, para mim, meu universo interior é tão real quanto o mundo que fica do lado de fora. Talvez até mais.

Minúcia é meu nome do meio. Perdi a conta de quantas pessoas já me descreveram como minuciosa, detalhista. Presa a coisas pequenas, perfeccionista. Penso que, se é para fazer algo, que seja bem feito. Que seja o mais próximo do perfeito possível. Mas não confunda: precisa estar o mais próximo do perfeito para você mesmo. Esqueça a opinião dos outros, porque a criatividade é sua, e pode ser corretamente avaliada apenas por seus olhos.

Sou péssima em escrever sobre temas pré definidos. Eles me limitam tanto... De certa forma, sempre acabo fugindo do que deveria ter escrito. E esse é meu auto retrato mais fiel: palavras em abundância que não sou capaz de domar. Elas simplesmente fluem. Nem sempre expressando aquilo que eu deveria escrever no momento, mas sempre colocando para fora aquilo que meu coração tem para dizer.


Espero que tenha gostado do projeto e do meu primeiro texto. Se estiver participando também, deixe o link do seu texto nos comentários para que eu possa lê-lo! ;)

Um beijo, Taís K.

18 comentários:

  1. Oi Thaís!

    Amei o seu Auto Retrato *o*

    Parabéns :3

    Beijos,
    Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Para tudo que eu já 'quotei' esse texto inteiro (e principalmente o último parágrafo)! Taís, sua linda, já não basta escrever à vontade e trazer aqueles textos maravilhosos, agora vai fazê-lo com mais frequência e encantar a todos ainda mais? ♥ Mais e mais leitores merecem conhecer e se encantar com suas palavras... Cada vez mais!
    Gostei da iniciativa do desafio e justamente por ser de formato livre de escrita eu gostaria de participar, mas estou numa correria só até o início das férias. Fim de bimestre escolar é puxado, viu, e as provas já são essa semana e mais os trabalhos... Enfim. Mas boa sorte com o desafio, creio que terá palavras inspiradoras para compartilhar conosco ao fim do mês. Você arrasa, fato! ♥
    Muitos beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muuuito obrigadaaa!!! ♥♥♥♥♥♥♥♥♥ Sei nem o que dizer sobre o primeiro parágrafo do seu comentário, sua linda! ^^
      Oh, sim. É uma pena você não poder participar, adoraria ler seus textos. Boa sorte com a escola! E lembre sempre: cuidado para não pirar! :p
      Obrigada! ♥
      Beijos :)

      Excluir
  3. Amei o projeto, acho que vou começa-lo. Bom, só acho que você deveria escrever mais poesias, elas são fonte de muita inspiração e vejo que você gosta muito de fazê-los. Enfim, adorei!
    photo-and-coffee.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comece sim! Eu realmente amo escrever poesias, só que nem sempre tenho ideias legais para escrevê-las... Mas amanhã escreverei uma com certeza! "O céu de hoje" é um tema bastante poético! ^^

      Excluir
  4. Como disse lá no grupo... Amei seu texto! Me identifiquei muito! Você pode ainda não ser autora publicada, mas um dia ainda vou encontrar um livro seu nas livrarias por ai...
    Beijinhos <3
    http://www.momentosassim.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Ellen! ^^ Li seu texto agora a pouco, e adorei! Também me identifiquei muito!
      Beijos ♥

      Excluir
  5. Já disse lá no grupo do Poem a Day, mas preciso repetir aqui e dar os melhores créditos possíveis. Seu texto está lindíssimo e a partir de agora quero conhecer todos os outros que já postou por aqui rsrs
    O blog é lindíssimo por sinal, e seu talento está saltitando por aqui ♥
    Também estou participando do projeto, dá uma olhadinha no meu *-*

    http://princesas-adoradoras.blogspot.com.br/

    Beijinhos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Thaís! ^^ Você não faz ideia do quanto seu comentário me deixou feliz ♥
      Já li o seu texto, e ele é perfeito!
      Beijos!

      Excluir
  6. Ótimo! Também sou uma escritora de alma, e participei do projeto pelo mesmo motivo que você!

    Beijos, INconvencional!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thanks! ;) Porque escrever nunca é demais! ♥

      Excluir
  7. Esse concurso é tão bacana! Eu gostaria de participar, mas não gosto dos meus textos o bastante pra postar, quero treinar mais pra pegar mais confiança sabe? Mesmo assim, acho que vou tentar fazer textos com os temas que ela sugeriu e vou guarda-los pra mim.
    E sinceramente, espero que você nunca deixe de ser escritora de alma porque é dela que vem as coisas mais lindas, e que um dia você tenha oportunidade de estar além disso, publicar seus livros e tudo mais. Seria incrível ver isso, ir na livraria e dizer "ah, eu conheço essa autora, sempre li o blog dela!"

    Abraço, Joy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, faça isso, Joy! E, assim que adquirir confiança, poste! Eu adoraria ler seus textos. ;)
      Obrigada ♥
      Abraço!

      Excluir
  8. Thais, como você sabe, pois eu sempre digo, sou uma completa admiradora sua. Parabéns por mais esse texto, beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu não gostei desse texto. Eu AMEI! Vi este desafio em um blog ontem, cujo nome não me recordo no momento... E achei demasiado interessante! <3 Teu texto ficou muito claro e lindo, Taís! Claro porque mostra claramente quem você é: uma escritora de primeira! Haha, <3

    Um grande e enoooorme beijo,

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir