Marcadores principais

Escritores não têm cara

25.7.14


Esses tempos, certa pessoa com quem convivo diariamente descobriu que eu escrevo. Descobriu o meu blog. Leu as minhas palavras. Olhou para mim no outro dia e disse “Muito legal o seu blog! Você escreve muito bem! Nem parece que foi você que escreveu porque, bem, você não tem cara de pessoa que escreve.” Como de costume, na hora, eu simplesmente agradeci a parte elogiosa do seu comentário, ao invés de questionar o porquê da sua descrença em minha pessoa. Sabe, costumo usar o meu lado crítico com mais frequência apenas nas palavras escritas, não nas faladas.
Não nego: peguei-me pensando no comentário dessa pessoa várias vezes nos próximos dias. E cheguei a uma conclusão: escritores não têm cara, não. Eles têm alma. Assim como qualquer pessoa. Eles são pessoas qualqueres. Não dá para você olhar para um escritor de longe em uma multidão e apontar para ele dizendo “Olha só, aquele cara é um escritor. Dá pra ver de longe”, porque não dá. Traços e expressões faciais não indicam o grau de intimidade que as pessoas têm com as palavras.
Existem muitos escritores discretos por aí. Eles não sentem a menor necessidade de gritar ao mundo que se dão bem com as palavras. Simplesmente as guardam para si. Dessa forma, as pessoas que os cercam, por vezes, não fazem a menor ideia de que entre elas existe um escritor. Mas ele está ali, presente, o tempo inteiro.
Os escritores discretos, normalmente, não revelam seus dons para qualquer pessoa. Eles procuram por gente que saiba apreciar suas palavras escritas, gente sensível o suficiente para se importar com elas e saber saboreá-las corretamente. Escritores discretos são desconfiados, demoram muito tempo até confiarem suas tão amadas palavras a estranhos.
Por fim, que bom que não parece que sou eu que escrevo minhas palavras. Porque, para que serve a escrita senão para libertar a melhor parte das pessoas? Aquela parte tão amada, adorada, trancada a sete chaves, que só a caneta acompanhada de uma folha de papel é capaz de mostrar ao mundo. Aquela minha parte favorita daquilo que sou, mas que permanece muito tempo escondida. É mostrada a poucos, apenas para aqueles que eu julgo merecedores. E para a internet. Livre para quem quiser ver, para quem quiser ler. Para quem se importar.
Feliz dia do escritor!
 Um beijo, Taís K.

30 comentários:

  1. Muiito legal seu texto Taís, relata bem meu lado.Ninguém nunca leu meus textos e frases, apenas sabem que eu gosto de ler e de desenhar haha'
    Feliz dia do escritor pra ti também ! :D
    Beijo
    florescendo-palavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu não escrevo muito textos e poemas no meu blog como você escreve mas um amigo meu um dia pegou o meu caderno de escola e bem, eu estou tentando escrever um livro, e aí ele começou a ler e quando vi que ele estava lendo fiquei vermelha de vergonha, e ai ele me elogiou e disse que ficou surpreso porque da mesma forma que aconteceu com você, eu não tenho cara de quem escreve.
    kisses

    cherry--rouge.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escrever um livro é uma experiência muito legal, e alguém ler o que você está escrevendo e gostar, é mais legal ainda ♥
      Beijos!

      Excluir
  3. Primeiramente, feliz dia do escritor para nós! hahaha, admito que não estou criando textos, e nem nada parecido nos últimos dias. :c

    Mas, eu acho que você parece que escreve, pela suas fotos, sei lá... hehehe. Muita gente não acredita que eu escreva. Até porque eu não posto tantos textos no meu blog, por medo de não ser boa para isso. :c Mas, eu amo escrever! :D hsaushausha

    Beijooos!
    JustADreamer.tk
    lonely-dreamer23.tumblr
    Recomendo esse tumblr <3 : just-a-diary182.tumblr.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai escrever, menina! Ashuashuas' Quero ler sua nova web série!
      Tu é boa pra isso SIM! u.u Poste seus textos no seu blog sem medo, Yasmin!
      Beijooos! ♥

      Excluir
  4. Ah, Taís. Palavras super verdadeiras essas suas. Não se incomode com isso. O que as pessoas deduzem através da aparência dos outros não tem nada a ver com o que a pessoa realmente é. E escritores realmente não tem cara. Não deveria ser imposto um esteriótipo de como um escritor, ou um intelectual ou sei lá deveria se parecer. O que a pessoa é por dentro muitas vezes não se reflete no exterior. Por que deveria?
    Escrever é uma coisa que todos deviam, e ao mesmo tempo não, fazer... É algo tão maravilhoso, mas não são todos que apreciam esse tipo de arte. A arte das letras, palavras. É bom que essa seja uma coisa particular nossa, não generalizada. Com a escrita nós podemos libertar-nos, coisas que são difíceis fazer dependendo da situação.
    Bye

    palavrasincessantes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo, Bia! Essa mania das pessoas deduzirem o que os outros fazem ou não através da aparência é tão idiota... E a escrita realmente é capaz de nos libertar, organizar palavras é uma das mais nobres formas de arte ♥
      Bye!

      Excluir
  5. OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOI, Ta linda! ♥ Como você está? <3 Omg, que imagem perfeita, hahaha! A propósito, você tem máquina de escrever? :3 Ah, enfim! "... você não tem cara de pessoa que escreve."? Caraca! Pensemos: a pessoa precisa usar óculos pra ter cara de escritor? Hahaha! Pode estar usando bermuda e chinelo que vai ser a mesma coisa, as ideias irão fluir igualzinho '-' Mas tá, em partes eu concordo com essa pessoa, hahaha! Poxa, Ta, concordo com tuuuuuuuudo que você escreveu! Escritores têm somente alma, não podemos diferenciar um "mortal" com escritor, hahaha! Como eu disse, a pessoa pode estar usando bermuda e chinelo, que pode muito bem ser um escritor dos bons! As aparências enganam! Realmente, escritores discretos são os melhores. Acho um tanto chato ficar se gabando por ser uma pessoa que simpatiza com as palavras. Muitas pessoas não têm isso, esse dom, então se sabemos disso, não precisamos ficar gritando ao mundo que somos escritores. Eu estou escrevendo um livro e não fico assim, histérica, hahaha! A maioria das pessoas da minha sala já sabe, mas é porque eu contei pra uma pessoa amiga e a notícia correu. Todos me apoiam! ♥ Enfim, seu texto ficou perfeito! Espero algum dia ler um livro seu, hahahahaha! <3

    FELIZ DIA DO ESCRITOOOOOOOOOOR! *-*

    BEIJOS INFINITOOOOOOOOOOOOS! ♥

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ, JUU DIVA! ♥ Estou ótima, e você? Né? Essa imagem é linda demais! ♥ Sim, eu tenho máquina de escrever, e é igualzinha a da foto (que, infelizmente, não fui eu que tirei)! ^^
      Isso aí, é impossível diferenciar um mero mortal de um escritor! Ashuashuas' As aparências enganam totalmente... Também acho chato gente que fica se achando por saber escrever bem! Está escrevendo um livro? *O* Te apoio também, Juu! >.<
      MUITO OBRIGADA! ♥
      Beijos do tamanho do universo!

      Excluir
  6. Noss, arrebentou esse texto! Acho que toda profissão tem isso, ou todo talento, muitas vezes olhamos as pessoas e não sabemos do que elas são capazes. Mas eu discordo, acho que vc tem sim cara de escritora, ou pelo menos de gente que gosta muito de ler ^^
    B-jus
    esqueceatristeza.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Caroline! Pois é, também acho. Não dá para saber do que uma pessoa é capaz só de olhar para ela, então, por que ainda tem gente que julga? Hahaha', valeu! ^^
      Beijos!!

      Excluir
  7. Julguem-me, mas não sabia que era Dia do Escritor. Sou muito ruim pra saber quando será o dia das coisas sabe. Mas sinto que deveria saber deste. Sou uma pequena escritora, escondida entre um milhão de palavras. Alguém que, quando está com os outros que suas palavras não entendem, se expressar direito não consegue. Minha vida é trancada em um quarto pequeno, cheio de luzes de todas as tipos. E que as portas se abrem assim que toco em papel e caneta. E deixo as palavras tomarem conta de mim.
    Deveria saber que hoje é Dia do Escritor.
    Adorei o seu texto, concordo totalmente com ele. Concordo com o que você disse. Os escritores não tem cara. A pessoa pode ser uma menina cheia de progressiva, que anda com roupas de gente que "paga de roqueira" e tudo mais. Acho que só se descobre quem o escritor é por aquilo que o escritor usa. As palavras.
    Adorei o texto ♥
    photo-and-coffee.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Belle. Não fica assim não! Eu só sabia que era Dia do Escritor porque me avisaram. Se não, também não saberia. Também sou péssima em guardar datas!
      Muito obrigada! ♥

      Excluir
  8. Realmente, não existe 'cara de escritor', mas uma simples pessoa cuja alma é sonhadora e sensível ao mundo, que gosta da companhia das palavras e sabe ler as entrelinhas da vida. Parabéns a todos os escritores por proporcionarem tamanho encanto entre tantas palavras, e, claro, a nós que estamos começando a formar toda uma relação e expressão por meio de algo tão belo. ♥
    Como sempre, Taís, você sabe usar as palavras mais certas nos textos mais sinceros, singelos e delicados ♥ Feliz Dia do Escritor para você, minha amiga apaixonada por palavras, sonhos e histórias!
    Beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí, disse tudo, Sâmmy! Parabéns para todos os organizadores de palavras do mundo, inclusive nós! ^^
      Muuuito obrigada, amiga! ♥
      Beijos! =D

      Excluir
  9. Caraca, há tempos não lia um texto assim! Infelizmente eu não me sinto assim. Não me sinto bem com palavras, apesar de amar escrever. Sempre acho que meus textos são meio "ZzZzZz", e acabo deixando pra lá. Queria poder escrever tão bem quanto você, rs ♥
    Xoxo ♥
    peersuadir.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É aquela coisa, todo mundo melhora com a prática. Então, se você não acha que seus textos estão bons, Bia, escreva muito, até estarem melhores. Foi assim comigo. E obrigada! ♥
      Xoxo! ^^

      Excluir
  10. Awn que amor de post! Parabéns, agora você escreveu definitivamente o melhor texto que eu li sobre o assunto. Ficou tão poético! Amei!
    Ah, dá uma olhada na sua caixa de emails, deixei um recadinho por lá...

    Beijos, Carol
    Aquela Princesa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Carol! ♥
      Acabei de ler seu e-mail, adorei! ^^
      Beijos!

      Excluir
  11. É, realmente, não existe esse negócio de "cara de escritor", que logo de cara se diz: "Tu é escritor, né?". Às vezes, as pessoas que mais convivem conosco se surpreendem quando dizemos que somos escritores, ficam do tipo "essa criatura faz parte desse mundo da escrita e nunca me disse nada?!". Adorei o texto, Taís. Feliz dia do escritor para nós, que criamos vidas, mundos e histórias através de uma folha, uma caneta e uma cabeça pensante. <3
    Beijos || Unlocked Land ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Laura! ♥ É, feliz dia de escritor para nós! ^^
      Beijos!

      Excluir
  12. Nossa, achei muito interessante mesmo, nunca tinha parado pra pensar nesse lado.
    http://quemdiriamenina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá! Nossa, eu gostei muito mesmo do seu texto <3 Nunca tinha parado para pensar deste jeito. Feliz dia do Escritor atrasado pra você ♥
    Beijos | notfoundoficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Muito obrigada, Clara ♥ Feliz dia do escritor atrasado para você também!
      Beijos!

      Excluir
    2. Oi, Taís! Eu adorei o seu texto! Concordo que escritores não têm cara, mas sim alma! :) Feliz dia do escritor atrasado! :) Beijos <3 http://gostosdeadolescentes.blogspot.com.br/

      Excluir
    3. Oi, Isabella! Muito obrigada! ♥ Feliz dia do escritor atrasado pra você também! ^^
      Beijos!!

      Excluir
  14. hahahah Realmente, que comentário estranho dessa pessoa. E vc conseguiu fazer disso um texto muito bacana mesmo! :D
    beijos <3

    ResponderExcluir