Marcadores principais

Se você pudesse estar em qualquer lugar do tempo e espaço, onde estaria agora?

19.2.15


Sempre fui viciadona em ficção científica. Confesso que assistir Doctor Who tá mexendo com a minha cabeça, me deixando mais viciada ainda, gente. Não, o post de hoje não é sobre Doctor Who exatamente, mas preciso falar um pouquinho da série porque foi ela que me inspirou a escrever esta postagem: o protagonista de Doctor Who se chama Doutor (ninguém sabe o nome verdadeiro do ser), e ele tem uma máquina capaz de viajar pelo tempo e espaço. Qualquer data, qualquer lugar. O nome dessa máquina é TARDIS. Mó doideira, eu sei.


Diga "olá" para a TARDIS!

O fato é que eu comecei a pensar no quão maravilhosa a minha vida seria caso eu pudesse viajar pelo tempo e espaço. Imagina só: eu poderia presenciar ao vivo o Big Bang, ia ser muito dahora! Ou eu poderia usar a máquina para ir visitar meus amigos que moram longe, ou dar uma passadinha na lua (afinal, qualquer data e qualquer lugar!).
Tá, mais o que aconteceria se todos tivéssemos uma TARDIS? Que nos transportasse pra qualquer lugar? Bem, em primeiro lugar, as companhias aéreas iriam ter sérios prejuízos. Por que usar um avião para viajar se podemos ir até Londres com a nossa própria TARDIS? Mas, se todos tivéssemos uma TARDIS, então, os bandidos conseguiriam entrar em países inimigos com uma imensa facilidade e... Tá, parei. 
Vamos para a questão dois: o que aconteceria se tivéssemos o poder de viajar no tempo? Muitas tretas, eu tenho certeza. Se eu pudesse viajar no tempo, eu daria uns bons conselhos para a Taís do passado, conselhos estes que impediriam que ela se metesse em confusão. Mas, acho que se eu falasse comigo mesma, só que no passado, isso geraria um belo paradoxo... Por que, se eu voltasse ao passado e falasse para mim mesma "não faça tal coisa", automaticamente, a minha vida, daquele minuto em diante, mudaria. Então, não existiria a Taís que sentiu a necessidade de voltar ao passado e impedir a si mesma de cometer um erro.
Meu Deus. Isso tá ficando meio confuso...
Um dos mais clássicos paradoxos conhecidos envolvendo viagem no tempo pro passado é o seguinte: se uma pessoa volta no tempo e mata seu avô antes desse avô ter concebido seu pai, logo seu pai não existe, e nem a pessoa. Mas, como alguém que não existe pode matar seu avô?
Well, é complicado.
Segundo pesquisas que andei fazendo no google, viajar para o futuro é muito mais fácil. Não só mais fácil: é possível. 
"Para acelerar em direção ao futuro, basta andar em altíssima velocidade. Vamos supor que você viaje rumo a Plutão numa espaçonave que voe a 80% da velocidade da luz. Esse planeta anão fica mais ou menos a 5 horas-luz da Terra (o que quer dizer que a luz leva 5 horas para fazer o trajeto). À velocidade estipulada, para o controle da missão, aqui na Terra, a viagem seria concluída 6 horas e 15 minutos depois da partida. Entretanto, para você, a bordo da nave, teriam se passado apenas 3 horas e 45 minutos. O fenômeno se repetiria na volta, e, ao desembarcar, você teria envelhecido apenas 7 horas e 30 minutos, enquanto todo mundo por aqui teria vivido 12 horas e 30 minutos. Na prática, você teria avançado 5 horas em direção ao futuro. Moral da história: para viajar ao futuro, basta correr muito."
-  Fonte.

Claro que viajar para o futuro é muito mais complicado do que eu e outros fanáticos por viagem no tempo gostaríamos que fosse. Até porque, o que eu gostaria mesmo de fazer é viajar pro futuro e ver como estará a minha própria vida, sacas? Eu gostaria de perguntar pra Taís do futuro tudo o que mudou, tudo o que ela aprendeu, errou... Mas, se eu fizesse isso, a Taís do presente iria evitar cometer os mesmos erros da Taís do futuro, logo a Taís do futuro não teria cometido erros e nem aprendido com eles. Praticamente o mesmo paradoxo que ocorreria se eu voltasse ao passado.
Também seria legal viajar para o futuro para ver como o mundo estaria... Mas e se não estivesse do jeito que eu gostaria? Poderia, eu, voltar ao meu devido presente e continuar seguindo minha vidinha sabendo que no futuro eu viveria em um mundo, sei lá, dominado por traficantes russos? Ou qualquer outro mundo futuro no qual eu não gostaria de viver? Eu tentaria fazer algo para impedir a coisa toda? Eu seria capaz de impedir? É, acho melhor continuar vivendo minha vidinha, dia após dia.

Agora, eu gostaria que você respondesse a pergunta que está no título do post:
Se você pudesse estar em qualquer lugar do tempo e espaço, onde estaria agora?

Espero que tenha gostado da postagem! O que acha da Taís aqui escrever sobre um post sobre universos paralelos?

Beijos, Taís K.

9 comentários:

  1. Sobre esse post: bugay. Principalmente no paradoxo e na viagem à Plutão, kawnfakw.
    Eu nunca parei pra pensar nisso, sabia? Onde eu estaria, que horas eu estaria... Só sei de uma coisa: ter uma TARDIS é pedir um Apocalipse. Por quê? Porque isso seria revolucionário e tudo o que teve de revolucionário no mundo, até anos atrás, era motivo de guerra. Não digo que se todos tivessem uma TARDIS seria motivo, mas, é que, digamos, a coisa toda viraria de cabeça pra baixo, como você mesmo disse. É um assunto interessante de se debater! É fantástico!
    Pois bem, respondendo à pergunta: eu gostaria de estar aqui onde e estou e agora. Prefiro que a vida me surpreenda. Afinal, você sempre fica mais nervoso quando olha pela cortina e vê o público esperando seu melhor. Se você não ver, o seu melhor passa a ser você mesmo.
    Ótima postagem, esperando a sobre universos paralelos! ♥

    Always,
    P e r s u a d i r.

    ResponderExcluir
  2. Taís eu amei sue post e pretendia fazer um comentário enorme, mas quando cheguei na pergunta do final, minhas palavras sumiram agora (adorei o tema para um texto, vou tentar ver se consigo desenvolver algo legal). Então...

    Se você pudesse estar em qualquer lugar do tempo e espaço, onde estaria agora?
    Exatamente, aqui.

    Beijo! | Blog Entretanto

    ResponderExcluir
  3. Nossa,nunca tinha pensado nisso.Quer dizer,é claro,eu já ouvi falar e tals mas nunca fiquei pensando nisso hahaha
    E respondendo a sua pergunta : eu não sei se iria para outro lugar além daqui.Eu já tenho tudo o que eu preciso aqui
    Beijos
    http://heartbyheartfic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro assuntos sobre viagem no tempo e coisas assim... Procura no Google "viajante do tempo 2036", eu não acreditei muito na história... mas dá uma olhada e me fala (pode ser por wpp) o que achou.
    E respondendo a pergunta: Se você pudesse estar em qualquer lugar do tempo e espaço, onde estaria agora? Acho que eu estaria em algum país. Inglaterra, talvez? Eu gostaria de estar com alguém que quisesse estar muito lá comigo, sei lá. E tá, o que eu tô falando tá confuso... Mas enfim, eu queria estar em algum país legal. Isso. :v

    Gostei muito da postagem, Taís! Eu gosto um pouco de ficção científica, mas não é beeeem o que eu amo em filmes/séries. Gosto mais de fantasia, eu acho. Tipo, aquelas histórias complexas sobre fantasia. Amo. <3 Os Instrumentos Mortais, é um bom exemplo.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Eu tinha passado aqui na sexta, depois de assistir ao vídeo (incrível) que você me indicou (obrigada!). Deixei meu votinho ("Sim, sim! Taís deve escrever um post sobre universos paralelos!") mas não deixei comentário, porque meu tempo estava curto...

    Tempo. E se pudéssemos mesmo modificá-lo? Da última vez que conversei com alguém sobre isto foi com meu irmão, mês passado, depois de ter assistido à "Predestination" — aproveito a deixa para lhe deixar uma indicação: esta. "Predestination" —. Meu irmão é meio fissurado em Física e suas teorias, e me falou sobre viagens ao futuro... Algo como: se pudéssemos viajar na velocidade da luz para um planeta distante e depois voltar para a Terra, teríamos envelhecido apenas algumas horas enquanto teriam se passado sabe-se lá quantos anos para os parentes que deixamos para trás. É o que você tinha dito/escrito.

    Bem doideira.

    Ah, sobre sua pergunta: agora eu gostaria de estar no agora. Clichê, mas é verdade.

    Um extra: falando sobre o tempo, lembei que ganhei uma hora. Mudança do horário de verão para o horário de inverno, hehe'

    ResponderExcluir
  6. Ontem a noite eu tava assistindo o último episódio de the flash e tinha uma parte que Martin Stein fala sobre viajar no tempo, e ele fala exatamente que teríamos que correr bem rápido para voltar no tempo.
    Eu sempre penso como seria se eu pudesse voltar no tempo, mas eu acho que se eu tivesse a oportunidade, talvez por ler muitos quadrinhos e livros, eu não mudaria nada com medo de estragar meu futuro. Mas acho que eu queria visitar a Lua no dia 20 de julho de 1969, apenas para acabar com esse mistério de que o homem esteve na lua ou não.

    Se você pudesse estar em qualquer lugar do tempo e espaço, onde estaria agora?
    Como disse antes, na Lua em 20/07/69

    (Não conhecia seu blog, adorei ele <3)
    some-someone.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Buguei dshuidhsuis Por mais que a ideia de ter uma TARDIS nos seja tentadora, acho que o melhor é continuar vivendo nossa vida dia após dia. Claro que seria bom se pudéssemos mudar alguns erros do passado, mas os erros servem para nos melhorar. <3 Juro que, sei lá, depois dessa postagem fiquei meio curiosa para assistir Doctor Who.

    Ei, Taís, você aceita afiliação? Se sim, responde lá no blog! :3
    Beijos e tudo de bom sempre! || Unlocked Land ❤

    ResponderExcluir
  8. Eu estaria em algum lugar entre os anos 50 e o sec XXXI. Ou seja: estaria bem onde estou agr haha

    Amei o blog. Se puder, dá uma passada no meu: http://ninguemseguraessablogueira.blogspot.com.br/
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Ei tu, achei esse canto legal :D Olá. essa sua questão é tentadora, demais! Mas o primeiro erro é querer encontrar nós mesmos, no passado ou futuro, ficaríamos loucos quwdhuhqwiudhqwh mas é muito atraente essa ideia. Acho que se eu pudesse viajar no tempo e espaço, eu acabaria sendo uma pessoa ruim, estando presente em diversos lugares da história, colhendo artefatos para ser algo maior no meu presente rs Descobrindo segredos, sabe? Tipo um explorador 'com sorte' rs

    É muita piração :o Mas dá pra viajar na maionese. De qualquer maneira, o espírito de grandeza iria prevalecer rs

    Isso aí, fique bem :D
    xoxoxo

    ResponderExcluir