Marcadores principais

“Você é nojenta”

28.7.15

“Você é nojenta.”
Eis aqui uma frase com o poder de destruir alguém.
Uma só frase.
Para alguém que se olha no espelho, vê defeitos em si e ainda escuta isso, o estopim.
Uma frase.



A moça da imagem a cima se chama Em Ford. Ela é blogueira e vlogueira, e em seu canal do youtube, My Pale Skin, publica tutoriais de maquiagem. Ela possui acne, e mostra seu rosto sem maquiagem em seus vídeos. Como estamos falando de internet, obvio que ela recebeu vários comentários negativos sobre sua aparência. Centenas.

“Você é nojenta.”
“Sério, ela já lavou esse rosto?”
“Seu rosto é tão feio.”

Acontece que Em Ford teve a genial ideia de usar alguns dos comentários que recebeu para desenvolver um vídeo impactante. Ela começa o vídeo sem maquiagem, e os comentários negativos aparecem na tela. Em seguida, acompanhamos ela se maquiando. Após a maquiagem pronta, aparecem os comentários positivos no vídeo.

“Você é tão linda!”
“Está maravilhosa.”
“Eu amo sua maquiagem.”

Porém, os comentários negativos voltam. Comentários como “Isso é propaganda enganosa!”, “Isso deveria ser ilegal.”

Por fim, ela remove toda sua maquiagem e nos deixa a seguinte mensagem: “Você é linda. Não deixe que ninguém te diga algo diferente disso. Nem mesmo você.”



Usar maquiagem é um direito nosso, não tem nada a ver com propaganda enganosa! Em Ford é linda com e sem maquiagem. Eu sou linda com e sem maquiagem. E você também é. Com ou sem maquiagem, gorda ou magra, alta ou baixa, cabelo liso ou cacheado, etc, etc... a beleza de verdade tá aqui ó: . Sim, este é um clichê bem verdadeiro.

Beijos, Taís K.

5 comentários:

  1. O clichê é sempre baseado nas coisas que realmente acontecem. É sempre bom estar atento aos clichês, pois eles sempre se basearão em algo que acontece distorcido.
    As pessoas dizem que você é apenas bonita por dentro. Mas não explicam o porquê. Gostei do vídeo da Em Ford porque ela explica o verdadeiro porquê de sermos bonitas por dentro, de a beleza não precisar ser externa pra ser verdadeira. Quando falamos "você é bonita por dentro" é provável que a pessoa ache que é uma ofensa. Mas dependendo da situação - sim, dependendo muito da situação - as pessoas entendem a verdade. É preciso espalhar coisas assim, explicar porquê são clichês e dizer a verdade em meio a tudo isso. Realmente, adorei seu post, Taís. Mais uma vez.
    photo-and-coffee.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei seu comentário, Belle. É exatamente assim que funciona! Clichês podem ser mal entendidos se não explicados direitinho. Muito obrigada ♥

      Excluir
  2. Eu acho incrível como as pessoas são... E não estou dizendo em um sentido positivo. Se ela está sem maquiagem reclamam, se ela está com maquiagem reclamam também! Não aceitam nada, nunca!! É incrível cara!!
    Esse clichê é muito verdadeiro... A beleza se expressa exteriormente mas no fim das contas o que importa mesmo é o que cada um carrega por dentro!
    E sim!!! Mulheres são lindas sem maquiagem também!! Com maquiagem podemos realçar a beleza que já está ali, apenas isso.
    Eu adorei esse post. Muito bom mesmo.
    Beijos, Duda
    canto-d.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo!!! As pessoas reclamam de tudo. TUDO.
      Isso aí ♥
      Fico feliz que tenha gostado, Duda, obrigada!
      Beijos ^^

      Excluir
  3. Você sempre trazendo essas reflexões aqui para o blog <3
    Vi sobre a moça no Fantástico e achei fantástica (hehe) a lição que ela deu ao mundo com o vídeo. Na internet há muito ódio esperando para ser destilado a qualquer momento em qualquer pessoa, mas é bom mostrar que também há amor pronto para ser compartilhado ♥

    Blog Entretanto

    ResponderExcluir